Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 04/06/2024 14:41:30

"Começa a Trezena de Santo Antônio nesta sexta-feira e quermesse no dia 6 de junho"

"A quermesse está fazendo parte da programação da Rota do Arraiá da EPTV, com divulgação regional. Dia 9 tem Cavalaria Antoniana"

Começa a Trezena de Santo Antônio nesta sexta-feira e quermesse no dia 6 de junho


A partir desta sexta-feira, 31 de maio, começa a Trezena em Louvor a Santo Antônio em Descalvado que vai até o dia 13 de junho (Dia de Santo Antônio), sempre às 19h30, na Igreja e Santo Antônio (Paróquia São Judas Tadeu). Esse ano a Tradicional Festa de Santo Antônio, com início no dia 6 de junho, está fazendo parte da programação “Rota do Arraiá EPTV” – que divulga todas as festas juninas da região de cunho social. Esse é o terceiro ano do projeto.

A Festa de Santo Antonio com a tradicional Cavalaria Antoniana – em sua 77ª edição – faz parte do Calendário Municipal de Eventos e conta com o apoio da Prefeitura de Descalvado e Secretaria de Esporte Lazer e Turismo (SELT).

A Trezena em Louvor a Santo Antônio será conduzida pelo Padre Cássio Clementino e a Cavalaria Antonina tem a coordenação da Comissão Organizadora, presidida por Ciro Nascimento, que esta semana se reuniu com o padre e os demais membros voluntários para acertarem os detalhes da Cavalaria que será no próximo domingo, dia 9 de junho.

Esse é o segundo ano do padre Cássio na celebração da Trezena de Santo Antonio e condução da quermesse em Descalvado. Ele faz um convite à comunidade para que participe dessa celebração ao glorioso Santo Antônio e da Cavalaria Antoniana, que além de ser uma celebração de fé é também um movimento cultural da cidade.

A participação da Festa na “Rota do Arraiá” foi uma iniciativa do padre Cássio em fazer o cadastro na programação da EPTV, para incluir Descalvado na divulgação regional.

 

Quermesse

A quermesse da festa acontece de 6 a 9 de junho e de 12 a 15 de junho, na Rua Pedro Paulo Casarim (esquina com a Igreja Santo Antônio - Av. Maestro Francisco Todescan, Novo Jardim Belém), com barracas de frango a passarinho, polenta, batata frita, mandioca; barracas de pastéis, bebidas, vinho quente, quentão, x caipira, cachorro quente, mini pizzas, espetinhos, churros, doces e pesca. No dia 16 de junho, domingo, será o almoço “Costela de Chão” , das 12 às 14h, com som ao vivo de Luciano Violeiro – informações (19) 3583.8261.

 

77ª Cavalaria Antoniana – 09/06

No domingo, dia 9, 10º dia da Trezena, as missas acontecem às 9h e 19h. Após a missa das 9h, com a benção dos pães e do sal, tem a saída da procissão dos cavaleiros e amazonas pelas principais ruas da cidade com retorno à igreja previsto para às 12h, e benção especial aos participantes. Em seguida acontece a confraternização dos cavaleiros com serviço de bar, porções e som ao vivo, em terreno em frente à antiga Lanchonete Peri – Rua Antônio Cirelli.

Vale lembrar: “é proibido o consumo de bebidas alcoólicas durante a procissão”.

O trajeto da procissão pode ser acompanhado pela rede social www.facebook.com/cavalaria.antoniana .

 

História sobre a Festa de Santo Antônio

 

Até o ano de 1954 esta festa dedicava-se unicamente ao Padroeiro do Bairro, São Benedito. Depois disso as festividades incluíram louvor a Santo Antonio e São Judas Tadeu. Realizava-se sempre no mês de junho, incluindo-se na parte religiosa, recitação do terço, ladainhas e novenas e a tradicional “Cavalaria Antoniana” realizada no dia 12 que é dedicado a Santo Antonio.  Até 20 anos atrás era tradicional também o “samba” realizado na véspera de Santo Antonio, em volta da grande fogueira, coordenado pelo negro “Caetanão”.

 Na quermesse que durava vários dias, movimentados leilões de prendas, barracas de sorteios, serviço de alto-falantes com ofertas e pedidos de músicas e barraca da ceia. Depois da construção, pela Prefeitura, da Praça ao derredor da Igreja que recebeu o nome do ex-prefeito “Prof. José Ramalho Gabrielli”, a festa se modernizou perdeu muito de seu encanto.

Com o passar dos anos, a festa se desmembrou para 3 datas: 13 de junho Santo Antonio que se realiza na comunidade de Santo Antonio; 5/10 São Benedito que continua no mesmo local defronte a Igreja e 28/10 São Judas Tadeu que se realiza no Jardim do Lago.

 

História da CAVALARIA ANTONIANA

 

 Instituída em 1948 pelo Pároco Monsenhor José Canônico, essa procissão hípica entrou, em definitivo, para o rol das coisas típicas do Município, e se fixou, formosamente, como uma manifestação de fé católica que encanta pelo conjunto e que se constitui numa singela, mas fortíssima afirmação da grande devoção do povo descalvadense por Santo Antonio.

Percorrendo as vias públicas pela primeira vez no dia 13 de junho de 1948, a cavalaria virou costume e tradição, inicialmente sob o comando de Francisco Gonçalves dos Santos e Arlindo Mazzola. A solenidade tinha início após missa celebrada na Capela de São Benedito, segue-se a procissão aberta pelo Capitão do Mastro, a empunhar o estandarte de Santo Antonio,  depois a imagem do Santo e a Corporação Musical (estes em caminhão). (*Com informações http://www.descalvadoonline.com.br/conhecadescalvado/festas.htm )

Publicado em:2024-06-04-14:41:30
Fonte: Assessoria de Comunicação