Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 22/02/2024 15:47:23

"Mutirão de Combate à Dengue - Está aumentando o número de Covid e de Dengue em Descalvado"

"Após o Carnaval foram 27 novos casos de Covid e dez de dengue"

Uma semana após o Carnaval 2024, a Vigilância Epidemiológica de Descalvado – Secretaria Municipal de Saúde, registra 27 novos casos de infeção pelo coronavírus, sendo ao todo 122 desde o início de 2024 e, para a dengue os registros são de 13 casos, dos quais dez foram infectados do dia 15 ao dia 20 de fevereiro.

Segundo informações os casos de Covid-19 têm apresentado sintomas respiratórios leves e, o alerta maior é para o número crescente de infeções por dengue.

A Prefeitura de Descalvado continua divulgando as campanhas para que a população colabore e mantenha os terrenos e quintais limpos e, para que cada um perca pelo menos dez minutos na semana para uma vistoria de eliminação de possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes Aegypti, principalmente neste período quente com chuvas.

A equipe de Controle de Vetores tem feito visitações casa a casa toda semana e bloqueios nas regiões que apresentem pessoas infectadas pela dengue, para diminuir o risco da contaminação.

A melhor prevenção contra a dengue ainda é atuar de forma a eliminar os criadouros para que o mosquito não nasça, pois, a vacina contra a dengue só está liberada para grandes centros urbanos e regiões em estado de surto e epidemia.

Tanto a Covid-19 quanto a Dengue, zika e chikungunya são doenças que podem deixar sérias sequelas na saúde de uma pessoa e, em certos casos levar o paciente a óbito.

Até o dia 23 de fevereiro, sexta-feira, a Equipe de Controle de Vetores seguirá realizando bloqueios nas regiões dos bairros Vila São Jorge, Novo Jardim Belém, Jardim Belém, Jardim do Lago e pontos estratégicos, para o controle e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

No sábado, dia 24, haverá um Mutirão contra a Dengue, na região central da cidade, com visitação casa a casa, por uma equipe multidisciplinar – união de forças com funcionários de vários setores da Saúde.

O Mutirão deste sábado também é uma parceria com a EPTV Central que está divulgando ações de combate ao Aedes Aegypti e do dia “D”.

A colaboração de todos é muito importante permitindo que os agentes de saúde façam as visitas, que seguirão um cronograma semanal. Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3583.6012 e Zap (19) 3583.5680.

Publicado em:2024-02-22-15:47:23