Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 06/12/2023 15:35:33

"Prefeitos se reúnem em Descalvado para a formalização de APL no segmento de fruticultura"

"Descalvado tem a pretensão de sediar o Arranjo Produtivo Local com a participação de alguns municípios da região, envolvendo inúmeros pequenos produtores agrícolas e famílias assentadas"

Prefeitos se reúnem em Descalvado para a formalização de APL no segmento de fruticultura


No último dia 1º de dezembro, sexta-feira, o prefeito Becão Reschini recebeu os prefeitos de Analândia, Corumbataí e Itirapina para uma reunião com a Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), para discutir a formalização de um Arranjo Produtivo Local (APL) voltado ao segmento de fruticultura.

Participaram os prefeitos de Analândia Paulo Franceschini, acompanhado pelo secretário de Agricultura, Odair José A. Mistro e, o supervisor de Obras, Levi Melo, de Corumbataí Leandro Martinez, representando Itirapina, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, Fernando César Andreoli, representando o deputado estadual Itamar Borges, o assessor parlamentar João Francisco Bertoncello Danieletto – ‘Kiko’, pela CATI, a chefe da Casa da Agricultura, Adriana Amaral de Oliveira Bueno, a diretora da Divisão Agrícola da SEAPA, Maria Cristina Castiglioni Roque, o ex-secretário da SEAPA, Eduardo Saggioratto (idealizador e colaborador do Projeto) e, o diretor de Gabinete, Mário Zambelli.

Os prefeitos presentes na reunião já tinham conhecimento da proposta, anteriormente apresentada a cada um pelo ex-secretário Saggiorato, agendando a reunião que aconteceu em Descalvado. Em Analândia, cerca de dez produtores interessados já haviam participado de um encontro preliminar.

Agora, cada prefeito deverá programar uma reunião em seus municípios convidando representantes de sindicatos, produtores rurais e técnicos da CATI para a formatação de um projeto mais amplo para integrar uma cadeia produtiva regional, encabeçada pelo Município de Descalvado.

O prefeito Becão fez uma explanação sobre o APL e sua importância para o fortalecimento econômico de Descalvado e dos demais municípios participantes, lincando com a proposta da unificação dos Certificados de Inspeção Municipal (SIM) que será mais uma ferramenta.

A idealização do Arranjo Produtivo Local irá favorecer o acesso a recursos e competências especializadas em escala, facilitando a capacitação produtiva e tecnológica, redução de custos; acesso a financiamentos e suprimentos, a comercialização da produção das empresas participantes.

O projeto de Fruticultura de Descalvado tem grande apoio do deputado estadual Itamar Borges, inclusive para fazer a mediação com o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Agricultura, seu assessor ‘Kiko’ Danieletto se colocou à disposição.

 

Nicho Econômico em crescimento

No Município de Descalvado, estão em atividades duas indústrias do ramo de polpas de frutas com fornecimento a grandes redes comerciais e, a maior dificuldade é encontrar fornecedores de frutas próximos. Segundo informações, as frutas que abastecem essas indústrias estão vindo, grande parte, em torno de 98%, da Bahia (BA) e 2% da cidade de Marília (cerca de 300 km de distância), o que encarece os custos da produção.

Pensando no fomento dessas indústrias, o ex-secretário da SEAPA, Saggiorato, organizou a criação de um Polo de Fruticultura com o apoio do prefeito Becão, voltado inicialmente para a produção de maracujá, convidando as famílias dos assentamentos agrários e pequenos produtores com terras ociosas a participarem do plano de plantio, produção e fornecimento direto à indústria.  Há também uma expectativa na produção de abacaxi, morango e hortelã, dentre outros.

As informações são de que algumas famílias assentadas que aderiram ao Projeto de Fruticultura em Descalvado, em meados de fevereiro a março do próximo ano, já terão a colheita do maracujá para fornecimento direto à indústria.

Esse projeto também conta com a parceria da Universidade Brasil para a implantação de um viveiro de mudas no Campus Descalvado, que irá fornecer mudas de maracujá padronizadas, além do suporte técnico pela coordenação e alunos do Curso de Agronomia.

Essa iniciativa chamou a atenção da Secretaria de Agricultura do Estado que sugeriu, ao ainda secretário da SEAPA, Saggiorato, que Descalvado iniciasse um APL com os municípios do mesmo território com capacidade de produção e fornecimento.

Conceito de Arranjo Produtivo Local - APL: é constituído por aglomerações de empresas e empreendimentos, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

A proposta regional visa a produção de mudas, a preparação dos produtores, interação com a indústria, recursos através do FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista) entre outros benefícios. A administração municipal de Descalvado já se adiantou e doou uma área para a ampliação de uma dessas indústrias de polpas que deverá absorver e processar a produção local e regional.

Publicado em:2023-12-06-15:35:33
Fonte: Assessoria de Comunicação