NotÃcias
"Descalvado em alerta: 180 dias sem chuvas significativas baixam em até 70% os nÃveis das represas de abastecimento"
"SEMARH registra aumento de até 40% no consumo de água durante a estiagem e grande parte desse consumo é causado pelo desperdÃcio"

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) iniciou nesta semana uma campanha do uso consciente da água devido ao aumento significativo de até 12 mil litros de água por dia no Município, aumento de até 40% a mais do normal. O consumo normal fica em torno de 9 a 10 mil litros por dia e neste momento o abastecimento está em sua capacidade máxima sem qualquer racionamento.
A Campanha teve liberação pela Justiça Eleitoral por entender ser medida emergencial durante o período eleitoral, o qual veta os governos municipais de promoverem ações e campanhas institucionais que não sejam emergenciais.
Enquanto em muitas cidades da região já está havendo o racionamento no abastecimento, Descalvado entra em alerta por estar a 180 dias sem chuvas significativas e as represas estarem até 70% abaixo do nível normal – considerado muito acima do previsto.
De acordo com o histórico do Município, sempre há aumento no consumo de água nestes longos períodos de estiagem e altas temperaturas, mas o que se percebe é o abuso cometido pela população em desperdiçar a água com lavagens constantes e desnecessárias de quintais, calçadas e veículos e até mesmo a troca de água de piscinas.
Segundo o diretor da SEMARH, Valdecir Marcolino, as pessoas devem priorizar o básico necessário: cozinhar, tomar banho e lavar roupas. Algumas ações são supérfluas e podem esperar um melhor momento quando voltar a chover para que não haja racionamento de água.
Por hora, a Campanha veiculada na emissora de rádio, no jornal impresso da cidade e nas redes sociais é apenas de conscientização e pedido de colaboração. Caso não haja colaboração, a Secretaria estuda a aplicação de medidas mais brandas para evitar o desperdício de água.
Alguns setores da cidade já têm sofrido com o desabastecimento dos reservatórios que não conseguem suprir a demanda durante os picos do consumo de água que chega a 40% a mais do normal.
“A nossa esperança é que a população reduza aquilo que é desperdício e o que não é essencial, para que a gente consiga chegar até as próximas chuvas sem a necessidade de um racionamento de água”, explica o diretor Marcolino.
*Previsão de chuvas para Descalvado
Há uma previsão de chuva para o Município a partir do dia 9 de outubro, de acordo com Clima Tempo (https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/2277/descalvado-sp), podendo se estender até o dia 11, mas a média pluviométrica não deve passar dos 124 milímetros.
O site do MSN Clima (Microsoft) aponta que poderá ter chuvas nos dias 12, 14, 16, 17, 18, 22, 25 e 26 de outubro em Descalvado. Os dados apontam que o mês de setembro esteve com as temperaturas 5 graus acima do normal para o período e que neste ano as temperaturas estão a mais de 3 graus do que em anos anteriores.
Segundo o MSN Clima o mês de novembro poderá ter chuvas todos os dias. Esta é uma ótima notícia se de fato se concretizar.
Publicado em:2024-10-09-09:58:42
Fonte: Assessoria de Comunicação