NotÃcias
"Prefeito anuncia aos empresários do setor sucroalcooleiro a vinda de capacitação profissional para operador de colhedora"
"A meta é a capacitação gratuita de interessados em ocupar uma vaga em uma das profissões mais bem pagas da região"
Na manhã da última quinta-feira, 21 de novembro, o prefeito Becão Reschini convidou os principais produtores de cana de açúcar do Município e representantes das Usinas Ipiranga e Santa Rita para anunciar oficialmente a vinda do curso de operador de colhedora de cana totalmente gratuito para quem tiver interesse, pois este é um profissional bastante requisitado no ramo sucroalcooleiro.
As inscrições começam na segunda-feira, 25 de novembro, das 18 às 21h, no Centro Municipal de Formação Profissional “Prof. Antônio Anésio Faria Casati”, localizado na Rua Vicente Tallarico, 254 – Vila Brasil (atrás do CERD). Serão 28 vagas divididas em duas turmas: período da tarde, de terça à sexta-feira, das 13 às 17h, e período da noite de segunda à quinta-feira, das 18 às 22h. As inscrições se encerram no dia 28, quinta-feira.
A turma da noite terá início no dia 7 de janeiro de 2025 e a turma da tarde, no dia 8. Ambas as turmas terão encerramento na segunda quinzena de março, com certificação profissional pelo SENAI. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Quem faltar à aula inaugural perderá a vaga.
Essa é mais uma promessa de campanha que o prefeito Becão cumpre no sentido de fortalecer a capacitação profissional para quem busca novas oportunidades de emprego e renda.
O SENAI estará trazendo para Descalvado, ainda no mês de dezembro, a carreta ‘Escola Móvel de Simulação de Operação de Colhedoras de Cana’ que será instalada nas dependências do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) – Ginásio Municipal de Esportes.
Serão 160 horas de curso. Para a inscrição o interessado tem que ter o 6º ano do Ensino Fundamental concluído; idade mínima de 18 anos completos; apresentar xerox do CPF, RG, comprovante de endereço e histórico escolar.
*A carreta - conta com sala de aula para conteúdos teóricos e simuladores de colhedora de cana. O aluno aprenderá a operar a colhedora de modo a coletar e transportar produtos para o transbordo e abastecimento dos caminhões; aplicação de técnicas para agilizar as atividades no campo de cultura e no pátio de manobras, de acordo com normas, legislações ambientais e procedimentos operacionais dos veículos.
Verba destinada pelo Senador Astronauta
A concretização desse curso pelo SENAI está sendo viabilizada através de uma emenda parlamentar impositiva do senador Astronauta Marcos Pontes (PL), que indicou ao Município de Descalvado R$ 200 mil para a implantação de cursos de capacitação profissional em parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, no final de abril deste ano.
Dentre os dez municípios do Estado de São Paulo escolhidos por Pontes, Descalvado foi um deles a receber a emenda com um pedido de que os cursos de capacitação fossem aplicados pelo SENAI.
Pesquisa - o prefeito Becão solicitou ao diretor de Gabinete Mário Zambelli que fizesse uma pesquisa em qual área estaria faltando profissionais qualificados e, em contado com os produtores de cana de açúcar e as usinas chegou-se ao operador de colhedora.
Na união de esforços com a Secretaria de Educação, através do Professor Marco Pratta e o chefe de Seção de Escolas e Cursos Profissionalizantes, João Carlos do Pinho, que fizeram contato com a equipe do SENAI para a viabilização do curso. Segundo informações, esse é um curso bastante requisitado e só estaria disponível no final de 2025. O prefeito Becão fez a intermediação pessoalmente com a diretoria do SENAI conseguindo antecipar essa realização.
Vale ressaltar, que normalmente esse tipo de curso tem um alto custo para quem quer se profissionalizar e em Descalvado será gratuito. Essa é a chance de conquistar uma excelente vaga de trabalho com um bom salário, tendo o certificado profissional em mãos.
Publicado em:2024-11-22-12:43:26
Fonte: Assessoria de Comunicação