NotÃcias
"Todos Contra a Dengue - Comunicado Importante"
""

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, conforme a Nota Técnica nº 996/2022 do Ministério da Saúde, em situações de surto ou epidemia, a confirmação de casos de dengue pode ser feita por critério clínico-epidemiológico. Isso significa que, diante do cenário de transmissão sustentada da doença, os profissionais de saúde podem confirmar o diagnóstico com base nos sintomas apresentados pelo paciente e na situação epidemiológica do município, sem a necessidade de exames laboratoriais específicos.
Todos os casos confirmados dessa forma serão devidamente notificados e incluídos nos dados epidemiológicos municipais.
Reforçamos que, conforme nosso protocolo, após avaliação pelos profissionais de saúde dos casos suspeitos de dengue, todas as unidades de saúde estão solicitando o exame de hemograma e acompanhando os pacientes, garantindo um atendimento adequado e seguro. O mais importante é o cuidado contínuo prestado por toda a equipe de saúde para evitar complicações e assegurar o bem-estar da população.
Em casos de pacientes com comorbidades, gestantes e crianças, estes estão sendo encaminhados para a Vigilância Epidemiológica entre o 2º e o 5º dia de sintomas para coleta de PCR para dengue e confirmação do caso.
Pedimos à população que continue atenta aos sintomas da dengue, como febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo. Em caso de suspeita, procure a unidade de saúde mais próxima para avaliação e orientações.
ATENÇÃO: Os sinais de alarme ou gravidade, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, letargia e/ou irritabilidade, aumento progressivo do hematócrito, entre outros, podem ocorrer na fase de diminuição ou desaparecimento temporário da febre. É importante procurar atendimento imediato na presença desses sinais de alarme ou no dia da melhora da febre (possível início da fase crítica). Caso a febre (ou outro sintoma relacionado) não diminua ou cesse até o 5º dia da doença, o paciente deve retornar para consulta médica nesse dia para reavaliação.
A Secretaria Municipal de Saúde segue monitorando a situação e adotando medidas para o controle da dengue em nossa cidade. Contamos com a colaboração de todos na prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti!
Publicado em:2025-03-27-11:37:09
Fonte: Assessoria de Comunicação